Casa própria: 6 dicas para comprar seu 1° imóvel | Agência da Casa Própria

Casa própria: 6 dicas para comprar seu 1° imóvel

21 de jul de 2020 às 14:26


Ter sua casa própria está entre os principais sonhos de consumo de quem quer sair da casa dos pais, deixar para trás o aluguel ou iniciar uma vida a dois. Mas, para que o sonho seja realizado com segurança e tranquilidade, é importante estar atento a vários detalhes, que vão desde a escolha do imóvel até as condições de pagamento. Afinal, ninguém quer sair do aluguel e acabar endividado, certo?

 

Então, para lhe ajudar nessa decisão, separamos algumas dicas para que você se sinta seguro e confiante na hora de dar esse importante passo. Vamos conferir?

 

Como comprar sua casa própria

 

1. Imóvel novo ou usado?

A melhor decisão é sempre um imóvel novo, pois vai evitar – ou pelo menos reduzir – despesas com alguma reforma. Além disso, nada melhor do que ter um lugar com aquele cheirinho de novo para iniciar uma nova vida, não é? Se você não tem pressa para a mudança, comprar um imóvel na planta é uma boa opção para conseguir um valor mais baixo. Não deixe de observar suas verdadeiras necessidades, tanto no presente como no futuro: número de quartos, vaga de garagem, se tem área de lazer… Acompanhar os lançamentos para conhecer novos empreendimentos também é uma dica que pode te ajudar muito nessa escolha.

 

2. Qual a melhor localização?

Além de valorizar o imóvel, uma boa localização contribui muito para a qualidade de vida. Se for possível, prefira imóveis com várias opções de acesso e de transporte público. Antes de escolher sua casa própria, dê uma passeada pela vizinhança, perceba o nível de barulho, segurança e se há facilidades como metrô ou pontos de ônibus próximos, escolas e um comércio que possa facilitar o seu dia a dia.

 

3. Quais são as formas de pagamento?

Como em qualquer negócio, a melhor opção é pagar à vista, mas, normalmente, a gente não tem tanto dinheiro guardado para isso, certo? Por isso, a escolha mais comum é o financiamento bancário, quando o banco “empresta” o dinheiro para você comprar seu imóvel e você paga o valor em parcelas mensais. A Caixa Econômica, responsável por cerca de 99% do crédito habitacional para pessoas de baixa renda no país, oferece juros baixos e carência de seis meses para começar a pagar.

 

4. Devo usar meu FGTS para comprar a casa própria?

Se você tem um valor de FGTS disponível para comprar seu imóvel, essa é uma excelente opção! Além de facilitar o pagamento, evita que o dinheiro fique “parado”, já que rende muito pouco. Para utilizar esse recurso, no entanto, é preciso atender a alguns requisitos. Veja se você se encaixa:

  • ter pelo menos três anos de carteira assinada;
  • não ser proprietário de outro imóvel na cidade onde pretende comprar;
  • trabalhar ou morar no município onde o imóvel está localizado;
  • não ter financiado nenhum imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

 

5. Que gastos vêm depois da compra?

Analisar só o valor do imóvel ou da parcela que você vai pagar no financiamento é um erro que pode trazer muita dor de cabeça. Por isso, esteja ciente de que, além do preço do imóvel, há outras despesas que você precisa incluir na conta de sua casa própria. Entre elas, estão ITBI, escritura, registro em cartório e condomínio. Em alguns casos, você pode conseguir ITBI e registro gratuitos, por isso, sempre fique atento às condições que seu corretor vai apresentar. O gasto com a mudança, claro, também precisa ser calculado. Eventuais reformas ou reparos podem gerar custos extras, por isso, a compra de um imóvel novo pode ser mais vantajosa e evitar esse tipo de despesa.

 

6. Preciso de um corretor para comprar minha casa própria?

Sem dúvida, ter um bom corretor de imóveis torna o processo muito mais tranquilo e seguro, pois ele pode tirar todas as suas dúvidas e auxiliar com a documentação necessária para a compra. Sempre confira se o corretor tem o registro do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), porque essa é a garantia de que ele está apto a acompanhar você durante a negociação.

 

Na Agência da Casa Própria, temos várias opções de imóveis e, com certeza, um deles vai se encaixar no seu sonho e no seu orçamento. Nossos corretores são capacitados para lhe ajudar a escolher o mais adequado para você e acompanhá-lo em todas as etapas da negociação, para facilitar ao máximo a compra de sua casa própria. Entre em contato e prepare-se para a mudança!